conteúdo da página Modelo de Introdução
top of page

Modelo de Introdução


Bloco 1


1º e 2º Parágrafos: Devem conter o tema e se fazer uma contextualização de tudo que será abordado no trabalho. O tema de pesquisa é o assunto a ser desenvolvido no seu TCC. Apresente o cenário relativo ao assunto que você escolheu. Situe o leitor no contexto do assunto relativo à monografia que você está desenvolvendo. Normalmente se começa conceituando o tema estudado. No exemplo abaixo a monografia foi sobre Marketing e por esse motivo, começa com seu conceito. Busque conceituar com suas palavras o tema, mas lembre-se de sempre seguir tudo que já vem sendo dito ou será dito na sua pesquisa.

Exemplo:

O marketing é uma ferramenta estratégica voltada para o posicionamento mercadológico que atua, inclusive na atribuição de valor. Atribuir valor depende diretamente do mercado, visto que o valor percebido estará ligado a como os consumidores enxergam determinado produto ou serviço. Tanto que, o marketing além de atribuir valor, exerce a função de satisfazer necessidades dos consumidores.


Bloco 2:

Neste bloco faça uma descrição geral sobre o seu tema, nesse exemplo será Marketing. Você pode começar esse bloco com: De forma geral... Desta forma... Da mesma forma... Em sua totalidade... Comumente isso acontece porque... De forma generalizada... Sua abrangência é... A forma mais popular de interpretar o...

Veja um exemplo do que escrever nesse bloco:

De forma geral, o marketing atual busca atrelar as necessidades que o cliente possui às características de seus produtos. Com isso, o mercado apresenta produtos que representam muito mais do que a satisfação de necessidades básicas, vê-se nesse ponto, estratégias de marketing que visam tornar os produtos a própria imagem do cliente, com intuito de fazer o consumidor se identificar com o que lhe foi prestado.


Bloco 3:

3º Parágrafo: Aqui você expõe o problema de pesquisa (pergunta problema) de seu TCC. Antes de lançar no ar qual a pergunta problema que se deseja responder ao longo da pesquisa, faça um breve resumo para levantar o problema. Por exemplo, caso você tenha que falar para alguém que perdeu um dia todo de produção em uma indústria, você não vai chegar e dizer ao seu chefe: "Perdemos um dia todo de produção", no mínimo você começará dizendo: "Lembra daquela maquina que vinha dando problema todo mês ? Pois bem, aconteceu o pior...". Isso é começar a introduzir o cenário do problema, então procure nesse bloco introduzir o problema e só depois faça a pergunta. Esse bloco pode ter mais de 7 linhas.

Veja um exemplo do que escrever nesse bloco:

Diante das intempéries do mercado, um fator que permanece em evidência é a importância das pessoas no ambiente empresarial. É a área de Recursos Humanos que se apresenta como a principal responsável pela melhor avaliação do capital intelectual, a ponto de garantir a escolha certa de profissionais em consonância com a cultura e objetivos da empresa, gerando menores conflitos internos e promovendo a alavancagem competitiva da organização. Portanto, buscou-se reunir dados/informações com o propósito de responder ao seguinte problema de pesquisa: Como o marketing pessoal pode influenciar o resultado do processo de seleção?


Bloco 4:

5º Parágrafo: Aqui são apresentados os objetivos do trabalho. Tanto o geral, quanto os específicos. Use em torno de 4 a 5 linhas.

Veja um exemplo do que escrever nesse bloco:

O objetivo das estratégias de marketing atuais visa alcançar exatamente a identificação do cliente com o seu produto. Isso, porque à medida que o cliente passa a se identificar com o produto prestado existe a possibilidade de sua fidelização. E uma das estratégias para atribuir essa identificação aos produtos está voltada para gestão de marcas, ou branding


Bloco 5:

6º Parágrafo: Apresentam-se as justificativas do trabalho. Mas o que é isso? A justificativa do trabalho é a importância do mesmo. Aqui apresentamos o porquê de o trabalho ser importante? Qual a importância do trabalho para a sociedade, comunidade científica, pessoal etc?

Você pode começar introduzindo sua justificativa com umas 4 linhas e depois descrevê-la.

Veja um exemplo do que escrever nesse bloco:

Diante de um mercado altamente competitivo e que nos mais diversos ramos, sua clientela prezará cada vez mais por credibilidade e confiabilidade, as empresas buscam se destacar pela qualidade de seus serviços e/ou produtos. Um dos meios de diferenciação está na atribuição de valor (qualidade) da empresa em suas marcas, através de um consistente investimento em marketing. Para tanto, as organizações precisam se posicionar quanto à sua marca, procurando ter ciência de quando sua manutenção será viável, ou em alguns casos, necessária. Nesse contexto, a proposta de trabalho científica visa apresentar conceitos, definições e ferramentas necessárias às decisões de manutenção e/ou alteração da marca da organização, baseando-se em princípios do Marketing Moderno voltados às estratégias ligadas diretamente a Gestão de Branding.


Bloco 6:

7º Parágrafo: Apresenta qual a metodologia adotada pelo trabalho. Pesquisa bibliográfica, de campo? Depois de especificar qual tipo de pesquisa é, lembre-se de que especificar os procedimentos. Se for pesquisa de bibliografia, o que se fará? Resposta: resumo e fichamento dos livros lidos etc.

A mesma coisa com qualquer tipo de pesquisa. Também é oportuno, neste parágrafo, apresentar os principais autores que embasarão a pesquisa. Lembre-se que este parágrafos pode se estender para mais de 1.

Esse bloco deve ser bem explicado, por esse motivo, pode ter muitas linhas, considere mais de 5 linhas nesse bloco.

Veja um exemplo do que escrever nesse bloco:

Para o desenvolvimento do presente trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas e de campo, além de estudo de caso. A pesquisa bibliográfica baseou-se em publicações científicas da área de marketing. O estudo de caso foi desenvolvido, em sua totalidade, através de pesquisa de campo, envolvendo o perfil do cliente, sua visão em relação a empresa, avaliação geral empresa e pesquisa de satisfação.


Bloco 7:

8º Parágrafo: Apresenta-se a estrutura dos capítulos do trabalho. Em quantos capítulos o trabalho está dividido? Sobre o que trata cada capítulo? Esse bloco deve ser bem explicado, por esse motivo, considere escrever mais de 10 linhas.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page